• Matéria: Geografia
  • Autor: ceciliagomes7598
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importancia da criação de bufalo para o Pará?

Respostas

respondido por: Aninhacarol19
0
Marajó, no extremo norte do Pará, é um local naturalmente superlativo. A maior ilha fluviomarinha do mundo também abriga o maior rebanho de búfalos do país. Essenciais para os 16 municípios da região, estes animais são fonte de diversas atividades econômicas.

Não se sabe ao certo como os búfalos chegaram a Marajó. “Segundo alguns textos e relatos, os animais estavam sendo levados da Guiana Francesa para as Índias”, afirma o gerente de eventos da cidade de Soure, José Carlos Sarmento. “Quando passavam pela costa do Marajó, houve um naufrágio, e eles conseguiram nadar até a terra firme”, completa.

Segundo José Carlos, o clima, de temperatura e umidade altas, ajudou os animais a se adaptarem, o que possibilitou sua grande reprodução. Hoje, a população de búfalos está espalhada pela ilha. Estima-se que são cerca de 600 mil, divididos em 4 raças: Jafarabadi, Murrah, Carabao e Mediterrâneo, além dos mestiços.

Todas as raças são de fácil domesticação e podem conviver tranquilamente com as pessoas. “Durante muito tempo, a presença maciça de búfalos na rua era frequente; hoje, com o avanço de obras, isso diminuiu, mas ainda é possível vê-los transitando”, conta José Carlos.

Os búfalos são uma das bases da economia marajoara, a começar pela culinária. Toda a carne, leite e derivados vêm deles. Os animais também são utilizados para trabalhos de tração, em fazendas, pois são muito fortes, podendo chegar a mais de 1 tonelada

Perguntas similares