A respeito da função social da família, há inúmeros estudos que demonstram sua relação direta com a organização da vida em sociedade. Repetidas vezes, encontra-se a definição de família como célula-mater da sociedade.
Para muitos cientistas sociais, a família foi o ponto de partida para entender as funções de muitas organizações sociais. A economia, por exemplo, se destaca como uma necessidade desdobrada da organização familiar.
Assinale a alternativa que justifica essa afirmação.
Respostas
Oi, amigo(a)!
Você esqueceu de colocar o restante da questão, que se segue.
(...)
Em diversas civilizações, independente da hereditariedade, há uma constituição de hierarquias e funções, tanto na reprodução quanto na vida econômica, em especial, em que a família tem papel fundamental.
Há contradições entre a ordem econômica e a composição social da família nas sociedades agrárias. Somente na atualidade, na sociedade capitalista, a família é formadora das atividades econômicas.
A família não constitui um elemento de hierarquia que se reproduz na vida social. Sua formação nega a autoridade e constitui uma associação estável, sem grau de parentesco ou hereditariedade em sua origem.
Em sociedades tradicionais, especialmente as agrárias, a família nega a formação do poder e resiste à constituição de uma autoridade fundada na hereditariedade.
Mais do que ser um núcleo inicial da organização econômica, a família foi reflexo dos interesses de comando. A imposição do poder sobre a sociedade parte exclusivamente do comando familiar.
Em resumo, podemos definir a família como um grupo social independente e muito importante para a economia de uma nação. Nesta direção, cada família possui uma hierarquia, que é representada por: pai (provedor dos recursos financeiros, cabeça da família), mãe e filhos.
As famílias são consideradas os principais agentes de uma economia, uma vez que são responsáveis pelo consumo, pagamento de impostos e geração de renda (por meio do trabalho).
Gabarito:
"Em diversas civilizações, independente da hereditariedade, há uma constituição de hierarquias e funções, tanto na reprodução quanto na vida econômica, em especial, em que a família tem papel fundamental".
Até a próxima!