• Matéria: História
  • Autor: emillydiedoviec
  • Perguntado 8 anos atrás

Me ajudem a completar esse texto do império Bizantino.

Quando o Imperador Constantino decidiu construir uma nova capital para o Império, no ano de 330, (que ficaria conhecida como Constantinopla (14)), não deve ter imaginado que essa mesma cidade garantiria a sobrevivência do legado __________(6) por mais 1000 anos após o fim da parte ocidental do Império. Sobreviveu, e construiu uma história bastante singular, sendo conhecido como o Império Bizantino. Pouco a pouco, houve um afastamento da cultura latina, com a aproximação da cultura daqueles povos que formavam o oriente: sírios, judeus, armênios, egípcios, persas e, principalmente, __________ (6).
Por se localizar em uma excelente rota comercial, a capital sempre atraiu riquezas e a cobiça de povos rivais. A sobrevivência do Império por mais de 1000 anos é devida, em parte, ao sofisticado sistema de __________ (8) que defendia a cidade. Mesmo assim, apesar da produção industrial da capital bizantina, além da sua importância como rota comercial, é preciso apontar que a grande fonte de riquezas nesse período era a __________ (5), sendo o ____________ (5) o local habitado por mais de 95% da população.
Justiniano é o grande nome desse Império. Imperador entre os anos 527 e 565, foi o grande responsável pela compilação das leis romanas, reunidas no __________________(6; 5; 7), além da reconquista de vastas porções da parte ocidental, que havia sido conquistada pelos _________ (8). Os custos dessas conquistas elevaram os valores dos impostos, o que causava sério descontentamento na população. No ano de 532, todo esse descontentamento explodiu na revolta de _______ (4), iniciada após uma corrida de carros, no __________ (9). Os revoltosos quase fizeram o Imperador fugir da capital, não fosse a firme reação de sua esposa, Teodora. Ao final, os revoltosos foram massacrados pelo exército, e vastas porções da cidade estavam em ruínas. Dessas ruínas, Justiniano ordenou a construção do maior símbolo da arquitetura bizantina, a __________ (8) de __________ (5; 5).
Tal construção ilustra bem o espírito do povo bizantino. A religião _________ (6) se fazia presente em todos os momentos da vida cotidiana. O próprio Imperador era entendido como um “Vice-rei” de Deus na terra, sendo que a religião fazia parte de todos os assuntos do estado. Tal regime pode ser caracterizado como uma ______________ (9).
Os _________ (6) eram os homens ligados à religião mais respeitados na sociedade bizantina, já que seu modo de vida era associado à própria trajetória de Jesus Cristo. Tais indivíduos eram responsáveis pela criação dos _________ (6), pinturas de santos, Jesus Cristo e da Virgem Maria, que eram considerados sagrados. A venda dessas pinturas tornava os mosteiros muito ricos, e consequentemente com muito poder dentro da sociedade bizantina. Para conter esse poderio, em 725, o governo proibiu o uso dessas imagens, ordenando a destruição de milhares delas. Tal movimento ficou conhecido como ____________________ (12).

Respostas

respondido por: RaíSilva
11

A sequência é: romano – gregos – muralhas – villa - campo – Corpus juris civilis – bárbaros – Nika – hipódromo – basílica – Santa Sofia – cristã – teocracia – monges – ícones – iconoclastia.


RaíSilva: muito obrigado, conte comigo pra ajudar.
respondido por: heitorgamerte
0

ouco a pouco, houve um afastamento da cultura latina, com a aproximação da cultura daqueles povos que formavam o oriente: sírios, judeus, armênios, egípcios, persas e, principalmente, __________ (6).

Por se localizar em uma excelente rota comercial, a capital sempre atraiu riquezas e a cobiça de povos rivais. A sobrevivência do Império por mais de 1000 anos é devida, em parte, ao sofisticado sistema de __________ (8) que defendia a cidade. Mesmo assim, apesar da produção industrial da capital bizantina, além da sua importância como rota

Perguntas similares