Respostas
Resposta:
Explicação:
O mercantilismo foi o nome dado ao conjunto de práticas econômicas na Europa até o século XVIII. Seu objetivo é unificar o mercado interno e foi o responsável pela formação dos estados nacionais fortes do século XIX.
Algumas de suas características são a balança comercial favorável (devem existir mais vendas que compras), pacto colonial (a colônia só pode negociar com a metrópole) e o protecionismo (todas as atitudes devem proteger o mercado interno).
O mercantilismo é protecionista, defende a acumulação de metais e é caracterizado pela iniciativa econômica apoiada pelo Estado.
É protecionista na medida em que defende a criação de tarifas que coíbam a importação de produtos estrangeiros como forma de garantir o desenvolvimento da economia nacional.
Defende a acumulação de metais (que se venda mais para os outros países que se compre deles) como forma de garantir o desenvolvimento social e as iniciativas econômicas são, frequentemente, tomadas ou tem o envolvimento do Estado, que investe, por exemplo, em manufaturas estatais.