1 - Em que medida, o contexto social (Quem fala? De onde fala? Que papel social ocupa? Para quem fala? Que papel social ocupa o interlocutor?) impacta e orienta o tipo de linguagem que se deve utilizar nas redes sociais?
2 - Toda participação dos sujeitos em um processo interativo, face a face (ou não), gera discursos, isto é, produz sentidos que, por sua vez, são resultantes dessa interação. Como a linguagem tem gerado diferentes sentidos, em eventos comunicativos, e gerado problemas nas interações verbais cotidianas?
3- “A palavra é o fenômeno ideológico por excelência, pois carrega uma carga de valores culturais que expressam as divergências de opiniões e as contradições da sociedade, tornando-se assim um palco de conflitos.” (PIRES, 2017, online).
- Em que medida, este princípio teórico, que toma a palavra como um "fenômeno dialógico", explica os conflitos gerados no ambiente de trabalho e sua repercussão na mídia?
Respostas
Olá.
Pergunta 1
Sabe-se que o contexto dita o tipo de linguagem a ser usada, se culta ou informal. Nas redes sociais, para quem as usam como divertimento, a linguagem coloquial/informal é a mais utilizada, simplesmente por “dialogarem com amigos”, o que leva a maioria dos indivíduos a não se preocuparem muito com a linguagem culta.
As vozes do discurso, tanto o locutor quanto o interlocutor, tem um importante papel social no tocante da criação de uma “nova linguagem escrita”, que está se tornando repleta de abreviações e siglas que facilitam e deixam os diálogos mais rápidos.
Pergunta 2
A comunicação, por meio do discurso, passa a ser falha – um problema - no momento em que o interlocutor não compreende a mensagem que foi-lhe passada, por alguma razão. O uso excessivo de abreviações e siglas, populares ou não, é um dos motivos que leva a comunicação a ser falha, pois nem todos compreendem essa nova linguagem.
Um outro problema que leva a falha da comunicação pode ser o excessivo uso de jargões dentre grupos que não os conhecem. Se não conhece o vocabulário usado, não há compreensão do discurso, logo, há uma falha, um problema.
Pergunta 3
Tendo a palavra como “fenômeno ideológico”, podemos afirmar que os conflitos gerados, a partir da perspectiva do citado autor, ocorrem por discordância de “visões” diferentes. Os conflitos não estão exatamente em como se dispõe as palavras (ortografia), mas sim aos conteúdos delas. Podendo haver debates, conflitos de “fenômenos ideológicos” pode aparecer em diversos momentos como antagonistas, principalmente quando ocorre em mídias sociais, onde há maior repercussão midiática.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos