A figura a seguir mostra o esquema de formação de imagens em uma câmera fotográfica antiga, que usa um filme fotográfico. O diafragma pode ficar mais aberto ou mais fechado. A objetiva possui lentes e o filme registra as imagens. Nas câmeras digitais não há filme : a luz incide sobre os sensores eletrônicos, é transformada em uma corrente elétrica e depois decodificada em imagem ou armazenada em dispositivos eletrônicos e processadas em computador. Se compararmos os olhos às câmeras fotográficas, o que corresponderia, no olho humano, ao diafragma, à objetiva e ao filme ou ao sensor eletrônico ?
Respostas
Resposta:
Diafragma: íris
Objetiva: cristalino
Filme ou sensor eletrônico: retina
Explicação:
Nas máquinas fotográficas, a luz entra por uma abertura que pode ser regulada pelo diafragma. Da mesma forma é o olho com a íris e a pupila. No centro da íris existe uma abertura, a pupila, pela qual entra a luz. A íris pode se contrair, abrindo ou fechando a pupila e controlando a quantidade de luz que entra no olho.
Os raios luminosos que chegam aos olhos são desviados, ao passar pela córnea, pelo humor aquoso, pela lente (cristalino) e pelo corpo vítreo.
É na retina que é formada uma imagem e essa imagem se dirige ao cérebro levando os impulsos nervosos.
Comparando os olhos às câmeras fotográficas tem-se que o diafragma seria equivalente à íris, a objetiva seria equivalente ao cristalino e o sensor eletrônico ou filme seria equivalente a retina.
Em máquinas fotográficas, e luz entra por meio de uma abertura sendo regulada pelo diafragma, de forma similar o olho faz isso com a íris e a pupila.
Quando os raios luminosos chegam aos olhos são desviados e na retina tem-se a formação de imagens, que serão levadas ao cérebro por meio de impulsos nervosos.
Saiba mais:
https://brainly.com.br/tarefa/31038166
Bons estudos!