Respostas
Na "Introdução à edição comemorativa", o autor relata que sua vida e o livro em questão sempre estiveram interligados. Mostra que, a cada turnê que realiza para divulgar seus outros livros, seus leitores sempre pedem que autografem "O Gene Egoísta". Como consolo, utiliza o argumento de sua esposa de que os leitores, uma vez lido "O Gene Egoísta", também lerão seus outros livros.
Preocupar-se-ia mais com esse aspecto de pudesse declarar sua obra obsoleta e ultrapassada, mas não pode afirmar tal coisa. Mudaram-se os pormenores, mas são poucas as passagens que retiraria do livro.
Em relação a essas mudanças, a primeira seria o título. Talvez o mais acertado fosse aceitar a sugestão de Tom Maschlen, editor londrino, e chamá-lo de "O Gene Imortal". Mas ao mesmo tempo, realça a importância do "Egoísta" no contexto da obra.
Mas ressalta que a melhor maneira de explicar o título de sua obra é revelar a palavra que deve ser realçada. E essa palavra é "Gene". Explica que existe um debate na teoria darwiniana em relação à unidade sobre o qual recai a seleção: que tipo de unidade é essa que sobrevive ou não em conseqüência da seleção natural? Tal unidade será por definição egoísta, mesmo que o altruísmo seja favorecido em outros níveis.
Dawkins nos apresenta uma importante questão: será que a seleção natural escolhe entre as espécies? Se for esse o caso, Dawkins afirma que poderíamos esperar que os organismos individuais se comportassem de maneira altruística pelo bem-estar da espécie. Ou será que a opinião do autor é a mais acertada? Se realmente assim for, não deveríamos ficar surpresos ao encontrar seres se comportando de forma altruísta pelo bem dos genes, alimentando e protegendo parentes que compartilham de parentes que compartilham cópias de seus genes. Para Dawkins, o altruísmo parental é uma das formas pelas quais o egoísmo dos genes pode se traduzir em altruísmo individual. Afirma que sua obra explica o funcionamento de sua teoria, juntamente com a reciprocidade, outra dos geradores do altruísmo da teoria darwiniana.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-gene-egoista-richard-dawkins-resenha/21269/#ixzz4r3lpvrTR