Pedagogia/Educação e diversidade-Unopar
2)
Os temas relativos à diversidade nas pesquisas educacionais estão principalmente relacionas às diferenças étnicas, de gênero, físicas e mentais e as diferenças entre as gerações.
Os temas relacionados às diferenças étnicas são aqueles que se referem as questões indígenas e afro-brasileiras. Quando pensamos nos grupos indígenas, a exclusão vem à tona devido as diferenças culturais além das questões sobre os direitos humanos, segundo a Declaração dos Direitos Humanos “todos têm direito à educação”. O aprendizado da “língua” dos brancos pode ser visto como o domínio sobre estas populações e, também, conhecer o lugar que ocupam em relação aos outros. Por outro lado, há a necessidade do aprendizado do português até mesmo para não se deixarem ser manipulados pelos brancos. Essa é uma questão que envolve a escola num processo de “negociação cultural”.
Sabendo da necessidade de uma “negociação cultural” na escolarização indígena, assinale a alternativa que corresponde à como se processa essa questão na escola.
Alternativas:
a)
A problemática a ser enfrentada é de como articular o universal colonialista com o particular dado pela diversidade étnica.
b)
A problemática que a escola enfrenta é a dificuldade de ensino das “línguas” indígenas.
c)
Não deveriam levar em conta o ensino de “línguas” indígenas porque no Brasil se fala português.
d)
Indígenas tem sua cultura por isso eles deveriam aprender somente as línguas que falam.
e)
A escola tem dificuldades de aliar as ”línguas” indígenas com o português, pois são muito diferentes.
7)
O movimento negro americano foi um importante estímulo aos outros movimentos de minorias sociais. Tendo em mente a severidade das relações raciais nos Estados Unidos, nos anos 50 e 60 do século XX, podemos perceber a extraordinária conquista que os movimentos negros conseguiram naquela época. “A segregação foi superada, o sufrágio definitivo foi estendido ao povo negro através do Ato dos Direitos de Voto de 1965, e o governo federal instituiu programas de “igualdade de oportunidades” e “ação afirmativa” para combater o racismo”.
O movimento Negro no Brasil teve grandes diferenças do movimento negro norte-americano. Marque a alternativa que expõe uma das posições que, a princípio, se colocava como determinante das relações raciais no Brasil.
Alternativas:
a)
O Movimento negro no Brasil foi diferente do movimento no Estados Unidos, porque no Brasil não havia racismo, mas sim miscigenação.
b)
A partir da crença no mito da democracia racial, as diferenças raciais no Brasil não eram levadas em conta nas relações sociais. Assim, a princípio, o olhar sobre o racismo se tornou irrelevante.
c)
Por ser o povo brasileiro um povo miscigenado as relações raciais se realizaram sem grandes problemas pois não havia necessidade de movimentos da parte dos negros.
d)
Os negros acomodados com o patriarcalismo das relações sociais brasileiras, não se incomodaram com as diferenças raciais uma vez que acreditavam na união entre brancos e negros.
e)
A diferença entre os movimentos negros norte-americanos e os brasileiros estão nas reivindicações dos negros, que são diferentes em cada um dos lugares.
Respostas
respondido por:
64
alguém tem a resposta?
Anônimo:
1) c) Uma escola elaborada nesse contexto leva a exclusão das diferenças
respondido por:
9
AV1 : 1 a 2 a 3 c 4 b 5 d
AV2 : 1 c 2 a 3 e 4 c 5 c
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás