Respostas
Olá!
A "ave de Minerva" que é citada na metáfora faz referência à coruja, que é um dos animais-símbolo da Filosofia.
A ideia de "alçar voo" pode ser entendida como o ato do ser humano de alcançar uma percepção mais ampla da realidade, do mundo.
O termo "Ao entardecer" nos leva a entender que o entendimento da Filosofia demanda tempo. (também ser levada em conta a interpretação de que, ao entardecer, há maior ausência de luz)
Resposta:
= Minerva é na verdade Atenas, a deusa da sabedoria e da justiça de acordo com a mitologia grega. É a ave da noite, de rapina, rápida em suas escolhas e que pega sua presa despreparada e destituída, que se aventura na escuridão. Assim, o pássaro Minerva representa metaforicamente a sabedoria, que nos torna capazes de ver o que os outros não podem, e com isso podemos ajudá-los e conduzi-los a bons resultados, o próprio símbolo da Pedagogia. Ele é um homem livre que pode esclarecer seus argumentos, e esses argumentos muitas vezes acabam zombando de seus inimigos. Quanto à “noite”, está nos leva a crer que toda sabedoria, justiça e prudência passam pelos mestres do tempo com maturidade emocional. Quando paramos de irritar nossas noções, simplesmente observamos, esperamos o momento certo, tomamos decisões e fazemos julgamentos sobre tudo o que acontece em nossas vidas no processo, chegamos até nós.