Respostas
A Fotossíntese ocorre em duas etapas: a fotoquímica e a química .
A etapa foto química é chamada também de fase do claro, pois nela é imprescindível a presença de luz. Sua sede é o grama e as membranas intergrana. A etapa química, pelo fato de independer da ação da luz, denomina-se fase do escuro. Sua sede é o estoma.
Mas note que tanto a fase química quanto a fotoquímica ocorrem durante o dia.
Etapa fotoquímica
Nessa etapa a energia luminosa absorvidas pela clorofilas é transferida sob forma de energia química, através dos elétrons a outros compostos, os aceptores. Nessas condições, a clorofila(que é doadora de elétrons) se oxida e o composto aceptor de elétrons se reduz. Trata-se ,portanto, um processo de oxidorredução, no qual tomam um par de um redutor(doador de elétrons) e um oxidante(receptor de elétrons).
Fotofosforilação cílica
Na Fotofosforilação cílica, a luz é absorvida pelo fotossistema, elevando o nível energético dos elétrons que são capturados pela ferredoxina e transportados a citocromos via plastoquinona, retornando depois ao fotossistema.
Fotofosforilação acílica
Nesse caso os elétrons liberados durante a fotólise da água são capturados pelo fotossistema e não retornam à água. Tais elétrons passam por um sistema de transporte ate chegar ao NADP e, juntamente com os prótons provenientes da fotólise da água, são utilizados na síntese da NADPH2.
Etapa química
A etapa química da Fotossíntese realiza-se independentemente da luz, e suas reações são catalisadas por enzimas, sendo importante nesse caso a temperatura.
A energia utilizada nessa fase resulta da decomposição do ATP formado na etapa fotoquímica.
A energia do ATP é empregada na redução do CO2 pelo NADPH2 também formado na etapa fotoquímica.
Desta forma chega-se a conclusão que Fotossíntese é um processo de oxidorredução no qual tomam parte o CO2 como oxidante e o H2O como redutor, envolvendo a transferencia de dois elétrons(da fotolise da água). Como produtos da reação fornam-se carboidratos(que funcionam como alimentos energéticos) e o oxigênio, imprescindível no processo de respiração anaeróbio.
Quimiossíntese
Certas bactérias sintetizam seu material orgânico a partir de CO2 e H2O sem utilizar a energia luminosa. Eles utilizam a energia química proveniente da oxidação de compostos inorgânicos. Tal processo é denominado quimiossíntese. Realizam este processo alguns grupos de bactérias autótrofas como as sulfobactérias, as ferrobactérias e as nitro bactérias.
As nitrobactérias compreendem dois grupos distintos: as Nitrosomonas e as nitro bacter.
-Luz do sol;
-água;
-gás carbônico;
A planta produz:
-Glicose;
-Oxigênio.
A planta pega a água e os sais minerais do solo pela raiz e transporta pelo caule,chegando as folhas.Aí o folha pega a luz do sol e o gás carbônico.Surgindo a glicose(alimento da planta) e devolvendo oxigênio para o ambiente.
Espero que tenha ajudado...