o que desencadeou o uso de cada vez mais o uso de moto e carro que resultam em emissões de CO2, poluindo as cidades ?
Respostas
As emissões de gases de efeito estufa de carros e motos aumentaram no Brasil nas últimas duas décadas – um crescimento de 192% entre 1994 e 2014. Os números são de um relatório elaborado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), com base nos dados do Sistema de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg). ÉPOCA divulga a análise com exclusividade.
A emissão descontrolada de gases de efeito estufa é a principal causa do aquecimento global, provocando mudanças no clima, como secas extremas e tempestades. O Brasil se comprometeu, no Acordo de Paris, a reduzir 43% das emissões até 2030.
Historicamente, o perfil de emissões do Brasil é diferente do de países desenvolvidos ou nações emergentes. Nesses, as principais fontes de emissão são os setores de energia e transporte, enquanto por aqui o desmatamento de nossas florestas figura como nossa maior contribuição para o descontrole do clima mundial. Essa tendência começou a mudar nos últimos anos. O Brasil conseguiu uma redução expressiva no desmatamento na Amazônia – e graças a ela conseguirá cumprir suas metas do Acordo de Paris. Mas, ao mesmo tempo, as emissões de energia e transportes aumentaram.
Segundo o estudo, a emissão dos transportes aumenta 5,6% por ano em média, todos os anos, atingindo a marca de 220,5 milhões de toneladas de CO2 em 2014. Metade dessas emissões é de responsabilidade do setor de transporte de cargas. Só para ter uma ideia, isso representa mais do que todas as usinas termelétricas brasileiras. Uma mudança no modal de transportes, com mais ferrovias para escoamento de produção, pode reduzir as emissões nesse setor.
Mas o setor do transporte de passageiros também tem grande relevância no aumento de emissões. Isso acontece por conta do aumento da intensidade do uso do automóvel, como mostrado no gráfico abaixo.