gente me ajuda pfv: quem criou o patio do colegio oq éonde fica como surgiu qual é a ligaçao da historia de Sp e do brasil
Respostas
"O maior marco, o lugar que traz mais visibilidade aos jesuítas em São Paulo é, sem dúvida, o Pátio do Colégio", comenta o padre Carlos Alberto Contieri, diretor do complexo - igreja, museu e biblioteca. "Afinal, é o ponto oficial da fundação da cidade."
Ele está certo. Mas o Pátio que existe hoje não passa de uma invenção, de uma tentativa de recriação da história. A construção atual é uma réplica. E, na opinião de especialistas, como o arquiteto e historiador Benedito Lima de Toledo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, feita de forma fantasiosa, com estrutura de concreto armado e interiores diferentes do original.
Iniciada com as comemorações do IV Centenário, em 1954, e inaugurada 25 anos depois, o que há hoje no pátio é a quarta versão da igreja jesuíta. Da primeira capela, poucos registros ficaram. Tratava-se de algo muito rudimentar, coberta com sapé. Media 4,48 m por 8,20 m.
Ficou pronta em 1557 a segunda construção, já de taipa. A terceira, cujas obras iniciaram em 1667, levou 16 anos. Em 1760, os 22 jesuítas que viviam em São Paulo foram expulsos, mandados para Portugal.