• Matéria: Biologia
  • Autor: IngridJB
  • Perguntado 8 anos atrás

duas mulheres disputam a maternidade de uma criança que ao nascer, apresentou eritroblastose fetal. O sangue das duas foi testado com o uso do soro anti-Rh (anti-D) . uma apresentou aglutinação em seu sangue quando foi injetado o soro e a outra não. qual é a mãe?

Respostas

respondido por: Danas
18

Olá!

No caso, a mãe é a que teve a amostra de sangue aglutinada pelo reagente, obrigatoriamente a mãe possui o rh diferente do bebê.

De toda a forma, o melhor seria a analise do DNA mitocondrial da mãe para confirmar, pois a compatibilidade seria de 100%, já que apenas a mãe passa o DNA mitocondrial.


respondido por: mayaravieiraj
8

Podemos afirmar que a mãe é a que teve a amostra de sangue aglutinada pelo reagente, sendo assim, fica evidente que a mãe possui o rh diferente do bebê.

  • Sob esse aspecto, podemos compreender que o melhor seria a analise do DNA mitocondrial da mãe para que pudéssemos confirmar, uma vez que a compatibilidade seria de 100%, porque apenas a genitora repassa o DNA mitocondrial.

Por isso que das duas mulheres que disputam a maternidade de uma criança que ao nascer, apresentou eritroblastose fetal, aquela que é a mãe biológica é a que teve a amostra de sangue aglutinada pelo reagente.

Leia mais em:

brainly.com.br/tarefa/14985065

Anexos:
Perguntas similares