Selecionamos para as disciplinas do 1º semestre, o tema MULTICULTURALISMO, a partir de vídeo com entrevista da Profª Vera Candau, e do texto “Um arbitrário cultural dominante”, de Maria Alice Nogueira e Claudio M.M. Nogueira.
Em Sociologia da Educação, o curso se inicia com questionamentos que colocam em relação o homem e a sociedade. As questões referentes a contexto social, interações humanas e valores estão presentes nas AULAS 1 a 8 e no texto de Ubiratan D´Ambrosio, “O que é ser humano?”. Diante disso, nesta ATD1:
a) Escolha dois pontos que gostaria de destacar do vídeo da entrevista com a profª Vera Candau sobre como fazer da escola um espaço de respeito às diferenças, um espaço multicultural. Escreva quais são esses dois pontos que destaca de forma resumida (3 a 5 linhas).
b) Elabore um texto de 10 a 12 linhas em que discorram sobre esses dois pontos destacados, colocando-os em relação com o texto de Ubiratan D´Ambrosio.
Antes de começar a escrever, reflita sobre a fala da profª Vera Candau: “construir a igualdade na diferença”. Como promover a igualdade e na diferença, abolindo tratamentos discriminatórios das escolas?
Respostas
Olá, amigo(a)!
Vamos às respostas das suas questões:
a)A escola deve ser um espaço de respeito às diferenças pois recebe, todos os dias, alunos de várias origens, trajetórias e capitais culturais. Quando a escola adota o multiculturalismo como base de estruturação, as diferenças passam a ser transpostas de forma mais justa e igual entre os alunos. Um fato importante é o professor ter em mente que reconhecer as múltiplas culturas que recebe no ambiente escolar deverão trazer enriquecimento, não havendo cultura mais ou menos relevante.
b) O tratamento discriminatório na escola precisa ser superado a partir da compreensão de que todas as culturas, independente de sua origem e de sua matéria, são igualmente importantes. Quando nos referimos a construir a igualdade na diferença, estamos relacionando as idéias de que é preciso respeitar a cultura do outro e também aprender com a cultura do outro.
Por isso, quando a escola passar a integrar o multiculturalismo de fato em seu cotidiano, não haverá mais problemas com relação às diferenças, uma vez que todos aprenderão a conviver com elas e a construir conhecimentos, vivências e aprendizados com isso.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!