Três máquinas A, B e C produzem 50%, 30% e 20%, respectivamente, do total de peças de uma fábrica.
As porcentagens de produção defeituosa destas máquinas são 3%, 4% e 5%. Se uma peça é selecionada
aleatoriamente, ache a probabilidade de ela ser defeituosa?
Considerando a fábrica do exercício anterior suponha que uma peça selecionada aleatoriamente seja considerada defeituosa. Encontre a probabilidade dela ter sido produzida pela máquina a
Respostas
Essa questão pode ser resolvida pelo Teorema da Probabilidade Total e Teorema de Bayes. Irei dividir a resolução em partes.
- Questão 06
Nessa questão devemos buscar qual a probabilidade de haverem peças defeituosas no total da produção. Para isso, podemos usar o Teorema da Probabilidade Total, que deve ser usado quando temos muitos eventos diferentes acontecendo, cujos valores alteram a probabilidade de um outro evento. De maneira formal, o Teorema é expresso da seguinte forma:
No nosso caso, teremos:
Onde P(D) refere-se a quantidade total de peças defeituosas e P(D|A), P(D|B) e P(D|C) referem-se a quantidade de peças defeituosas na produção das máquinas A, B e C. Calculando, teremos:
Igualando os denominadores das frações, teremos:
A quantidade de peças defeituosas, P(D), é de 3,7% do total de peças.
- Questão 07
Nessa questão devemos buscar saber a probabilidade de uma determinada peça escolhida ser da máquina A. Para isso, podemos usar o Teorema de Bayes, que deve ser usado quando queremos saber a probabilidade de ocorrência de um evento dado que outro o antecedeu. De maneira formal, o Teorema é expresso da seguinte forma:
P(B) refere-se a Probabilidade Total, que adquirimos na outra resolução.
Contextualizando no caso do enunciado, teremos:
Todos os valores já foram obtidos anteriormente, veja:
Vamos aos cálculos.
Igualando denominadores:
A probabilidade de da peça defeituosa ser da máquina A é 40,5%.