Considere as seguintes situações hipotéticas:A- João quer comprar um tênis novo para tanto, resolve ajudar com algum dinheiro. Ao atingir a soma necessária; dirige-se a loja de calçados e adquirir tênis desejado
Respostas
a) João quer compra um tenis novo. para tanto, resolve juntar algum dinheiro. Ao atingir a soma necessaria, dirige-se à loja de calçados e adquire o tenis desejado.
b) o proprietário de uma fábrica de calçados lança mão de uma verta quantidade de dinheiro para comprar couro de um curtume para usá-lo em sua produção. Ao vender os calçados fabricados, espera ter lucro e acumular mais dinheiro.
Pergunta: o dinheiro usado por João e o usado pelo proprietário da fábrica de calçados podem ser chamados de capital? Justifique
O termo “capital” é um termo que provem do latim e que faz referencia ao que é relativo à cabeça, ao que pertence a ela.
Capital, no significado mais moderno remete exatamente a essa segunda idéia, à posse.
Capital pode ser entendido como algo que possui valor de troca permitindo assim ser trocado por outros bens. Comumente ligado ao dinheiro, pode remeter a objetos e outras posses como terra, gado, que tem valor de mercado (que interessa a possíveis compradores e que torna possível a existência de vendedores).
No caso do problema, tanto Joao como o proprietário acumulam capital na forma de dinheiro e com determinado valor acumulado dele podem adquirir outros produtos, podem fazer a “troca” por outros produtos.
Acho que a ideia aqui é a questão do acumulo para ter acesso a determinados bens, o segundo numa visao pouco mais antiga, consumir para a produção de bens e o primeiro, mais presente, onde a questão é a posse, não necessariamente para produzir mas para ter, para usar (de certo modo para produção tambem).