No contexto da história da educação brasileira, uma importante instituição se destaca: a Companhia de Jesus que, na figura dos jesuítas, desembarcaram no Brasil em 1549, desenvolvendo atividades religiosas e educacionais por mais de duzentos anos. Sobre este cenário, Aranha (2006, p. 140) afirma que: [...] foram os jesuítas que, em maior número e atuação efetiva, obtiveram resultado mais significativo, porque se empenharam na atividade pedagógica, para eles considerada primordial. Sobre a atividade pedagógica dos missionários jesuítas no Brasil-colônia, responda:
(a) O que era o Ratio Studiorum?
(b) Em que consistia a pedagogia catequética?
(c) Qual a metodologia utilizada pelos jesuítas na regência das aulas?
Respostas
B) Resposta: No ensinamento do catolicismo.
C) Resposta: Era em sua essência o uso das artes (musical, coreográficas e teatral), além da linguística.
Resposta:
Ratio Studiorum, ratio (razão), stidiorum (estudo), era um documento que disciplinava a prática pedagógica, prática missionária, a organização administrativa das escolas, seminários e das áreas de missão, era um método utilizado pelos jesuítas. Ou seja, O ratio studiorum se consistia na orientação da administração do sistema educacional a ser seguido.
Outra dimensão do trabalho dos missionários jesuítas, era a pedagogia catequética, tinha como finalidade a doutrina cristã, que era ensinada, a catequização e a propagação dos valores religiosos dado pelo catecismo da igreja católica.
A metodologia usada pelos jesuítas na regência das aulas, se dava por ensinar as primeiras letras, matemática, ciências básicas, história, geografia, além da linguística. Tudo isso ensinado para os filhos dos colonos. As três dimensões ratio studiorum, pedagogia catequética e regência, colaboravam para a organização do trabalho dos missionários jesuítas
Explicação: