O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.
(Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999).
Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:
Anexos:
Respostas
respondido por:
158
Letra A, pois é o formato que mais se aproxima do formato do globo terrestre, aproximando-se; por conseguinte, ao dimensionamento e detalhamento dos continentes.
respondido por:
127
De fato, não há nenhuma projeção cartográfica que seja 100% fiel à realidade.
Cada uma apresenta algo mais correto ou incorreto. A projeção cartográfica que mais utilizamos, aquela em que nosso mapa mundi está baseada, é a de Mercator. Ela foi muito utilizada nas Grandes Navegações e tem como destaque um aumento da área do continente europeu, enquanto o continente africano e América do Sul estão com suas áreas reduzidas.
Assim, na questão, o mapa que apresenta uma distorção reduzida de áreas e forma dos continentes é o A, justamente o de Mercator.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/13964362
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás