Explique o que é a divisão manufatureira do trabalho e quais são as suas implicações para o trabalho e os trabalhadores.
Respostas
No processo manufatureiro o que vigora mesmo é a divisão do trabalho, no qual cada funcionário/operário faz uma determinada tarefa usando instrumentos individuais. Para você ter uma idéia, a manufatura que sucedeu o famoso artesanato, no século XV, isso aconteceu como forma de produção e organização de trabalho.
Implicações dessa divisão manufatureira do trabalhoA divisão manufatureira do trabalho em execução numa produção faz com que o produto passe por varias mãos dentro da empresa, logo a produção não é feita apenas por um funcionário e sim por vários, sendo eles divididos cada um em sua função. Uma das implicações que muitos estudiosos afirmam ter, é que o funcionário exposto nessa forma de produção é que o mesmo fica alienado, pois não tem a visão com um todo e sim somente da parte em que executa. Assim, evita que os operário reivindiquem mudanças salariais e outros benefícios decorrendo de uma conscientização do valor do produto em si. Em contrapartida o empresário lucra mais em cima desse tipo de trabalho, não somente por este motivo como também por fornecer mais rapidez na produção.
Outro fator a ser analisado é o fato da repetição de trabalho, no qual fazem muitos operários ficarem doentes por causa desse esforço. No entanto, se for analisar, o empresário ainda continua ganhando pela grande quantidade e rapidez de produção. Mas, a qualidade de vida dos funcionários, a saúde, a motivação e outros fatores ficam comprometidos.