Respostas
A Patrística foi a primeira grande organização filosófica da Teologia Cristã, de modo que ela representa as posições "acadêmicas" da Igreja desde o começo do Cristianismo até o século VIII. Ela buscava defender o Cristianismo dos seus críticos pagãos, demonstrar o equívoco dos ateus, pagãos e hereges e sistematizar, com o apoio dos conceitos dos filósofos clássicos, a teologia cristã. Seu principal representante é Santo Agostinho.
Já a Escolástica representa a teologia cristã já bem-organizada e institucionalizada, sendo uma herdeira da Patrística. Na época da Escolástica os sistemas conceituais se tornam consideravelmente mais complexos, há uma tentativa de conciliação entre razão e fé e são produzidos trabalhos que buscam provar pela razão, e não somente pela fé, a existência de Deus. A escolástica possui um forte caráter didático e hierarquizado, e é ela que lança as bases sobre as quais serão constituídas as primeiras Universidades europeias.
O principal representante da Escolástica é São Tomás de Aquino.
A Patrística e a Escolástica são as duas mais importantes escolas de filosofia cristã do período medieval.
A Patrística se desenvolveu entre o século I e o VII, e tem como características o delineamento das ideias fundamentais do Cristianismo com base numa perspectiva mais racional. Um dos principais nomes desta escola é o de Santo Agostinho, que dialogou com Platão para compor suas obras.
A Escolástica desenvolveu-se entre os séculos IX e o XV, e caracteriza-se pelo lançamento das bases para a fundamentação da teologica católica. Um dos principais nomes foi o de São Tomás de Aquino, que dialogou com Aristóteles para escrever suas obras. Nota-se que o próprio nome revela uma outra característica desta filosofia: a construção de centros de estudo e formação.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/14985852
Na imagem, Santo Agostinho.