Respostas
respondido por:
26
A questão é que , a membrana em repouso (sem nenhum estímulo elétrico) tem uma diferença de potencial constante , o Potencial de Repouso da Membrana. Essa diferença de potencial se dá pela diferença da concentração de íons dentro e fora da célula , exemplo é quando a célula tem no seu interior mais íons de carga positiva que negativa , o PRM se torna positivo , e vise -versa. Quando se fala em despolarização , quer-se dizer que esse potencial de repouso da membrana mudou para para menos polarizado , ou seja , fica mais negativo e atinge o limiar de excitação para propagar o impulso elétrico. Quando se diz repolarização , quer-se dizer que o potencial de repouso da membrana foi restaurado para seu valor normal. Já no caso da hiperpolarização , a membrana torna-se mais polarizada(aumento do potencial de membrana) ainda ,ou seja , não há transmissão de um impulso nervoso/potencial de ação.
respondido por:
1
Despolarização, repolarização e hiperpolarização são conceitos associados ao estado elétrico das membranas células biológicas, mediante a ação de fatores externos, que são capazes de disparar potenciais de ação nas células.
- Despolarização: uma célula em estado de repouso apresente potencial negativo. Ao despolarizar a partir de um potencial de ação, a célula passa a mudar seu potencial, tornando-se positiva.
- Repolarização: ocorre posteriormente ao processo de despolarização, para que a célula volte para o estado de repouso, ou seja, polarizada.
- Hiperpolarização: quando ocorre uma descarga elétrica muito intensa, o potencial negativo é aumentado de forma abrupta, impedindo o impulso nervoso.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/16931828
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás