• Matéria: Biologia
  • Autor: aaninhavilela
  • Perguntado 8 anos atrás

Geente algm me ajuda nisso pfvr... (já avisando estou dando 54 pntos pra me ajudarem de vdd, qlqr comentário inutil eu vou denunciar oks!?)
esquema simplificado que explique o processo de ventilação pulmonar, fazendo uma relação entre os movimentos respiratórios (expiração/inspiração), posição do diafragma, pressão e volume da caixa torácica. Se preferir, use símbolos, setas etc.
Pfvr.....Bjusss <3

Respostas

respondido por: LuisPedro1917
9
Vamos lá por em prática os ensinamentos do Sr, Guyton fisiologista , rsrs .  O ar atmosférico passa da área de maior pressão para a de menor pressão , no caso , na inspiração , a caixa torácica está com menor pressão que a pressão atmosférica , e na expiração , ocorre o inverso . Mas como essa mudança de pressão ocorre? O diafragma , quando contraído ,abaixa-se e  expande a caixa toráxica , o que diminui aumenta seu volume e diminui a pressão nela(volume inversamente proporcional a pressão)  , isso é acompanhado pela elevação das costelas para expansão da caixa torácica. . Na expiração , o diafragma relaxa e retorna ao seu lugar elevando-se , empurrando para cima  os pulmões na caixa torácica , e há depressão das costelas , isso comprime a caixa torácica ,  tona a pressão intratoráxica maior que a pressão atmosférica , e força a expulsão do ar . Resumindo : inspiração = pressão torácica<pressão atmosférica , contração do diafragma(movimenta-se para baixo ) , aumenta volume e diminui pressão , costelas elevam-se . Expiração=pressão torácica>pressão atmosférica , relaxamento do diafragma(movimenta-se para cima ) , diminuição do volume e aumento da pressão , costelas deprimem-se. Observe  que na inspiração as costelas sobem e o diafragma desce produzindo expansão da caixa torácica  , pois abre-se espaço em cima e em baixo , em vetores de expansão , na expiração as costelas abaixam e o diafragma sobe , em vetores que se encontram comprimindo a caixa torácica . Esse é o mecanismo simples  ,espero ter ajudado .

LuisPedro1917: A fonte são meus conhecimentos de fisiologia :)
respondido por: cauejogos360br
0

Resposta:

Vamos lá por em prática os ensinamentos do Sr, Guyton fisiologista , rsrs .  O ar atmosférico passa da área de maior pressão para a de menor pressão , no caso , na inspiração , a caixa torácica está com menor pressão que a pressão atmosférica , e na expiração , ocorre o inverso . Mas como essa mudança de pressão ocorre? O diafragma , quando contraído ,abaixa-se e  expande a caixa toráxica , o que diminui aumenta seu volume e diminui a pressão nela(volume inversamente proporcional a pressão)  , isso é acompanhado pela elevação das costelas para expansão da caixa torácica. . Na expiração , o diafragma relaxa e retorna ao seu lugar elevando-se , empurrando para cima  os pulmões na caixa torácica , e há depressão das costelas , isso comprime a caixa torácica ,  tona a pressão intratoráxica maior que a pressão atmosférica , e força a expulsão do ar . Resumindo : inspiração = pressão torácica<pressão atmosférica , contração do diafragma(movimenta-se para baixo ) , aumenta volume e diminui pressão , costelas elevam-se . Expiração=pressão torácica>pressão atmosférica , relaxamento do diafragma(movimenta-se para cima ) , diminuição do volume e aumento da pressão , costelas deprimem-se. Observe  que na inspiração as costelas sobem e o diafragma desce produzindo expansão da caixa torácica  , pois abre-se espaço em cima e em baixo , em vetores de expansão , na expiração as costelas abaixam e o diafragma sobe , em vetores que se encontram comprimindo a caixa torácica .

Explicação:

Espero ter ajudado >->

Perguntas similares