Respostas
Olá!
Variação anatômica anomalia e monstruosidade são conceitos relacionadas à anatomia.
A variação anatômica é o conjunto de diferenças morfológicas existentes entre os indivíduos que não causam nenhum tipo de prejuízo funcional. Normalmente a variação anatômica sofre influência do sexo, da raça, idade e biotipo.
A anomalia, no entanto, se trata de diferenças morfológicas resultantes de mutação do DNA que a um prejuízo funcional ao indivíduo, como os gêmeos siameses e a hipertricose.
Já a monstruosidade é uma condição em que a alteração anatômica é tão discrepante que impossibilita a vida, como no caso da anencefalia.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Bem de acordo com algumas literaturas, quando tais diferenças não prejudicam a função desempenhada pela estrutura anatômica, diz-se que são apenas “variações anatômicas”. No entanto, quando tais diferenças atrapalham a função da estrutura, elas são ditas “anomalias” e, inclusive, podem ser denominadas de “monstruosidades” se impedirem que o indivíduo permaneça vivo.
Uma variação anatômica pode ser, por exemplo, as diferente tonalidades na cor dos olhos de dois irmãos. Uma anomalia pode ser a miopia que um deles apresenta. Uma monstruosidade pode ser exemplificada quando dois irmãos nascem grudados e um deles tem que ser sacrificado para que o outro viva (é o que ocorre com gêmeos siameses ou xifópagos).
Explicação: