• Matéria: Filosofia
  • Autor: danieelesantos
  • Perguntado 8 anos atrás

Por que, segundo a autora Marilena Chauí, a teoria aristotélica da causalidade é ideológica?

Anexos:

Respostas

respondido por: TicoGrama55
48
Eu poderia responder assim: Porque necessita de teoria para que a teoria da causalidade seja interpretada, e o que deveria ter valor acaba sendo desvalorizado no final. O que era para ser valorizado no final (fabricar natural ou humano), acaba sendo menos importante. (Por isso que muitos marxistas não gostam das teorias de Chaui). 
No entanto, a resposta é muito mais que isso! Você deverá estudar a metafísica.
veja: Para a resposta vamos considerar que temos o entendimento das teorias das quatros causas, como já sabemos, uma das preocupações dos filósofos antigos era o entendimento e explicação do movimento. ( mudança qualitativa e quantitativa de um corpo qualquer)

Considerou-se Ideológica devido as interpretações de Chaui das teorias das quatro causas formulada por Aristóteles. Na fabricação de uma peça, por exemplo, ou na produção de algo tendo como responsável  o humano, há uma mudança de aspecto de uma "realidade", um motivo, uma causa um força eficiente, uma finalidade. Em se tratando de  causas, essa não tinha o mesmo valor da realidade, porque eram hierarquizadas, ou seja, uma coisa era mais importantes que outra. Assim, a mente humana passou a analisar a realidade através dela (mente humana- realidade), formando assim uma ideologia. (lembrando que deverá pesquisar o que é ideologia para Chaui). Vou citar um exemplo claro para o entendimento: A questão dos senhores e dos escravos. Os escravos seriam a causa motriz e os senhores a causa final - nota-se a hierarquia inferior para superior, nota-se a necessidade de teoria par
respondido por: thiiagomoura
5

A principal crítica de Chauí à teoria aristotélica da causalidade ideológica é que ela não leva em conta a importância das opiniões individuais.

O que é a teoria aristotélica da causalidade?

  • Aristóteles foi um filósofo e cientista grego que é um dos pensadores mais influentes da história ocidental. Ele foi chamado de "Pai da Filosofia Ocidental";
  • Em sua teoria da causalidade, Aristóteles argumenta que todo evento tem uma causa. A causa é o que faz algo acontecer, e essa causa deve ser um evento anterior. Isso significa que deve ter acontecido antes da coisa que estamos observando agora, e não pode ser a mesma coisa;
  • Por exemplo, se eu estiver vendo um fogo queimar na minha lareira e perguntar o que o fez começar a queimar, eu diria que alguém acendeu o fogo. A pessoa que acendeu o fogo na minha lareira não é a mesma coisa que fez o fogo começar a queimar, então são eventos separados.

Por fim, Chauí também argumenta que a teoria não é útil para entender como as coisas acontecem na realidade, nem permite que qualquer outra interpretação seja possível ou relevante.

Veja mais sobre a teoria da aristotélica da causalidade em: https://brainly.com.br/tarefa/17232287

Anexos:
Perguntas similares