• Matéria: História
  • Autor: Nayt2017
  • Perguntado 8 anos atrás

As questões relacionadas à proteção social à velhice, e uma vez identificada como uma questão social oriunda dos problemas gerados pela expansão demográfica, só tiveram importância na agenda do Estado quando: ALTERNATIVAS
Inaugurado o Estado democrático partidário de direito na década de 80. Aprovada a Política Nacional do Idoso e posteriormente o Estatuto do Idoso. A Normativa de proteção especificamente para o velho se deu no bojo da ditadura militar por meio da portaria n° 86, de 04 de julho de 1974.
Do ordenamento político-jurídico, conferindo especial tutela na ordem familiar. Instituído o Sistema Único da Assistência Social.

Respostas

respondido por: jalves26
0

Alternativa A.

>> Só depois de inaugurado o Estado democrático partidário de direito na década de 80, é que as questões relacionadas à velhice passaram a ter importância na agenda do Estado.


A seguir um trecho do artigo que comprova essa resposta:

"No Brasil, a preocupação com o envelhecimento populacional ocorreu na década de 1980, em especial com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, onde o Estado reconheceu o idoso como cidadão, sujeito de direitos, tornando-se, portanto, um desafio para toda a sociedade brasileira." - Jessica Bieger/ Lais Santos Silva/ Claudia Cristina Wagner Fritzke/ Manuela Richetti Caron


Só posteriormente foi criado a Política Nacional do Idoso (1994) e o Estatuto do Idoso (2003), com o objetivo de assegurar os direitos dessa parcela da sociedade.


Perguntas similares