• Matéria: Química
  • Autor: PedroTanaka8092
  • Perguntado 8 anos atrás

ordem de eletronegatividade? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: Emyzs
0
A eletronegatividade é a tendência que um átomo possui de atrair elétrons para perto de si, quando se encontra ligado a outro elemento químico diferente por meio de uma ligação covalente, isto é, em que há o compartilhamento dos elétrons, considerando essa molécula como estando isolada.

Vamos considerar dois exemplos para entender melhor o conceito apresentado:

1º Exemplo: Molécula de gás hidrogênio: H2 → H - H

Quando dois átomos de hidrogênio aproximam-se, ocorrem ao mesmo tempo forças de atração entre o núcleo de cada um desses átomos pelo elétron do outro átomo e forças de repulsão entre os elétrons e os núcleos dos dois átomos. Quando essas forças atingem o equilíbrio, os dois elétrons ficam em uma região das eletrosferas que é algum lugar entre os dois átomos da molécula, em que ambos interagem com os dois elétrons, ficando estáveis, ou seja, os dois átomos compartilham um par de elétrons.

Essa é uma ligação covalente, que forma uma molécula. Mas visto que os dois átomos dessa molécula são exatamente iguais, a maneira com que eles atraem os elétrons para si também é a mesma. Assim, dizemos que não há diferença de eletronegatividade ou que ela é apolar.

2º Exemplo: Molécula de cloreto de hidrogênio: HCℓ

Nesse caso, o compartilhamento de um par de elétrons é realizado entre elementos diferentes, pois, nessa ligação, o átomo do cloro atrai os elétrons com maior intensidade que o hidrogênio. Por isso, dizemos que o cloro é mais eletronegativo que o hidrogênio.


em virtude da diferença de eletronegatividade, é formado um dipolo elétrico (μ), que são dois monopolos elétricos, com os elétrons tendendo a serem mais atraídos pelo cloro. Então, a ligação H ─ Cℓ terá uma carga parcial negativa no cloro (δ-) e uma carga parcial positiva no hidrogênio (δ+). Portanto, essa é uma molécula com diferença de eletronegatividade e é polar:

a eletronegatividade é uma grandeza relativa, e não absoluta, pois ela é determinada levando-se em conta comparações de forças exercidas pelos átomos em uma ligação covalente.

Existem várias formas de se calcular a eletronegatividade, mas a mais comum é a escala de eletronegatividade proposta por Pauling. Digamos que temos uma molécula genérica A ─ B. Pauling propôs que a energia de ligação dessa molécula, simbolizada por D, seria dada pela soma da média aritmética das energias de ligação (D) das moléculas gasosas desses dois átomos, isto é, A-A e B-B, com o quadrado da diferença de eletronegatividades de cada átomo dessa molécula (xA e xB):

D(A-B) = [D(A-A) + D(B-B)]+ k (xA - xB)2

A constante k na fórmula acima é igual a 96,5 kJ . mol-1. Pauling atribuiu um valor arbitrário para a eletronegatividade do hidrogênio, que foi de 2,1, e, dessa forma, foi possível descobrir o valor da eletronegatividade dos outros elementos em relação a ele.

Com base nesse método, foram dados os valores da eletronegatividade de Pauling para os elementos da Tabela Periódica, com exceção dos gases nobres.
Perguntas similares