• Matéria: Contabilidade
  • Autor: jorgepreceptor
  • Perguntado 8 anos atrás

A ITG 2002/12 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disciplina a contabilidade das entidades sem finalidade de lucros. Analise as afirmativas a seguir em relação às diretrizes dessa norma:

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
0

Olá

Complementando a questão:

I. As receitas e as despesas devem ser reconhecidas no momento em que ocorre a movimentação financeira (regime de caixa).

II. As doações e subvenções recebidas em caráter particular para custeio e investimento devem ser reconhecidas diretamente no patrimônio líquido, como aumento de patrimônio.

III. Os registros contábeis devem evidenciar as contas de receitas e despesas, com e sem gratuidade, de forma segregada, identificáveis por tipo de atividade, tais como Educação, Saúde, Assistência Social e demais atividades.

IV. O benefício concedido como gratuidade por meio da prestação de serviços deve ser reconhecido pelo valor efetivamente praticado.

V. O trabalho voluntário, inclusive de membros integrantes dos órgãos da administração no exercício de suas funções, deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro.

Resposta:

As alternativa que estão correta são as III, IV e V.

Pois, Os registros contábeis como manda o Conselho Federal de Contabilidade devem evidenciar as contas de receitas e despesas, com e sem gratuidade, de forma segregada, identificáveis por tipo de atividade, tais como Educação, Saúde, assistência Social e demais atividades, ou seja, tem que ser claro e bem intencionado, e o benefício concedido sem retorno finaceiro por meio da prestação de serviços gratuito deve ser discriminado pelo valor efetivamente praticado.

Assim também como o trabalho voluntário, inclusive de membros integrantes dos órgãos da administração no exercício de suas funções, devem ser contabilizado como um gasto efetivo.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares