No tocante ao racionalismo, que teve como principal expoente descartes, e ao empirismo, cujo principal expoente foi john locke, estabeleça uma comparação entre as duas correntes filosóficas e suas principais contribuições na construção do conhecimento.
Respostas
Com base na pergunta acima, podemos entender que:
A base na construção do pensamento de Descartes era metódica, chegando a conclusão das problemáticas a partir da contradição de outros filósofos.
Seu raciocínio era, preciso, e, sendo assim, Descartes acreditava na existência apenas do ser pensante.
Por outro lado, Locke buscava o entendimento humano, e, para isso criticava o inatismo de idéias de Platão e Descartes. acreditando que todo conhecimento não vinha de um mundo de idéias, mas de experiências.
Por fim, ele defendia o utilitarismo como uma ética científica, em substituição da ética religiosa.
Entre o racionalismo, que teve como principal expoente René Descartes, e ao empirismo, cujo principal expoente foi John Locke, podemos citar o enriquecimento da experiência no processo de obtenção do conhecimento, fruto direto do empirismo de Locke.
John Locke criticou o conceito de inatismo das ideias, isto é, acreditar que o ser humano já nascia com toda as ideias em sua mente.
Ele defendeu a visão de que a experiência de vida é que preenche a mente humana com ideias, o que acabou enriquecendo a visão sobre a possibilidade de obtenção do conhecimento e de ideias.
Além disso, o empirismo teorizou e contribuiu para áreas como a filosofia, o direito e para a compreensão da sociedade.
As contribuições do racionalismo na construção do conhecimento são principalmente o método científico, desenvolvido por René Descartes, que proporcionam uma investigação científica com a ausência de desvios.
Além é claro, do plano cartesiano e dos conhecimentos matemáticos e geométricos ensinados por Descartes.
Conheça mais sobre René Descartes:
https://brainly.com.br/tarefa/20233023
Abraços!