Respostas
O homem moderno chega ao 3º milênio e junto com ele vem as novas tecnologias, que otimizam o tempo e o espaço.
O trabalho do homem passa pelo mesmo processo e acaba se tornando extremamente repetitivo no que diz respeito aos movimentos corporais.
O esforço repetitivo é todo aquele feito inúmeras vezes ao dia: é a dona de casa que lava, passa, cozinha; é o mecânico que usa alicates e chaves de fenda; é o motorista que dirige horas ao dia; e é a digitação que hoje é usada por todos nós, independente da profissão, sexo, idade, raça ou nível sócio-econômico. Este esforço repetitivo é, hoje em dia, uma das maiores causas de falta ao trabalho e conseqüente afastamento por acidente de trabalho e auxílio doença.
Os tendões são acometidos, principalmente os dos membros superiores, e sofrem um processo de doença dos mesmos, que são as tendinopatias. Esses tendões se inflamam, aumentam de espessura, sua bainha (que é o invólucro protetor) se espessa e enche-se de líquido.
Nas mulheres, isto ocorre no período de gestação, onde há aumento de líquido, dentro e fora das células. E se a mulher já for portadora de tendinite, a mesma se agrava e os métodos de tratamento se escasseiam, pois medicamentos são contra-indicados na gestação.
As tendinites acometem todas as articulações onde existam tendões, e pode se confundir com Artrites reumáticas, gotosas e até piogênicas. O médico deve estar atento e utilizar de exames, como Ultra-som e Ressonância Magnética, para confirmar seu diagnóstico. No caso das neurites, que são inflamações de nervos, utilizamos o exame de Eletroneuromiografia. Confirmado o diagnóstico de tendinite, passamos à fase de tratamento, onde a mais importante e mais difícil é parar os esforços repetitivos. Não adianta tratar, se a causa não é suprimida.
Hoje tratamos com Fisioterapia, Acupuntura, R.P.G., Hidroterapia, antiinflamatórios hormonais e não hormonais, Shiatsu, Do in, e até com tratamento e apoio psicológico e antidepressivo, pois a tendinite leva à traumas psicológicos e depressão, devido ao fato de que o paciente sente-se incapacitado de qualquer atividade onde se utiliza os membros afetados, desde um simples aperto de mão até as atividades de trabalho.
A tendinite é a doença do homem moderno e do 3º milênio, sendo que nem as crianças escapam, com seus vídeo games e jogos de computador.
Esta é ainda uma doença sem solução definitiva, pois depende da ergonometria das instalações modernas e da boa vontade dos seres humanos. Mas não há motivos para desânimo, a medicina evoluiu rapidamente e com a descoberta do Genoma, um dia ainda conseguiremos fortalecer ou até mudar as células dos tendões e músculos, produzindo seres mais fortes, conforme sua profissão
ou esporte.