• Matéria: Pedagogia
  • Autor: franciscaalimac8574
  • Perguntado 8 anos atrás

“recursos didáticos para surdos nas salas de aula inclusivas. o prazer de compartilhar experiências, conhecimentos e novos modos de ensinar e aprender.”? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: Renrel
2

Olá.

 
Essa questão, em sua forma completa e original, pede a escrita de um texto com esse título. Então, como pedido, segue meu texto:

Título: "Recursos Didáticos para surdos nas salas de aula inclusivas. O prazer de compartilhar experiências, conhecimentos e novos modos de ensinar e aprender."

 

O processo de letramento de pessoas com deficiência auditiva é mais complexo do que o processo dos que não tem tal deficiência, mas todo modo, é possível conciliar os métodos de ensino aprendizagem de ambos com algumas técnicas.

 

Pensando em dar atenção a maior quantidade possível de alunos, tem-se que o modelo de ensino-aprendizagem atual, com apenas um professor para muitos alunos, é defasado. A redução da quantidade de alunos por professor é útil, mas usar de dois professores pode ser ainda melhor, principalmente quando um deles pode se dedicar aos alunos com necessidades especiais.

 

Um modelo interessante de ensino aprendizagem, focado nos deficientes auditivos, é manter dois professores em uma mesma sala de aula, onde um usa a linguagem oral e o outro traduz para a língua de sinaisque é a língua nativa dos surdos. Esse modelo pode resultar em uma atenção maior aos deficientes auditivos, assim como gerar maior engajamento desses em salas com “alunos comuns” – que não tem necessidades especiais.

 

Os deficientes auditivos adotaram sua língua nativa (a de sinais) a partir do uso visão. Estimular a visão é o melhor meio para estimular a aprendizagem da língua escrita, que difere-se muito da língua de sinais. A criação e distribuição de materiais de estudo ricos em imagens, é um ótimo método não só para as crianças com deficiência auditiva, mas para todas


Após o processo de letramento, o indivíduo já consegue ter melhores relações, já que passa a conseguir dialogar com pessoas que não compreendem a linguagem de sinais.


A inclusão dos deficientes auditivos vai aumentar a pluralidade e permitir que esses gozem na sociedade, da maneira que devem, por serem humanos.

 

Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.

Bons estudos.

Perguntas similares