• Matéria: História
  • Autor: migeraldo
  • Perguntado 8 anos atrás

1ª QUESTÃO
Sem Tal Afar o "califado" do ISIS está perto de ruir.

​Depois de uma batalha que durou cerca de uma semana, as tropas iraquianas entraram na cidade de Tal Afar, o bastião do auto-proclamado Estado Islâmico (ISIS) no noroeste do Iraque. Chegados ao centro da metrópole, foi hasteada a bandeira nacional. Segundo especialistas, esta vitória marca o fim do califado do ISIS, apesar do grupo ter ainda vários territórios sob o seu controle.
​Adaptado de:. Acesso em: 28 de ago. 2017.

O Estado Islâmico foi criado pelo vácuo de poder provocado pela derrubada dos antigos ditadores do Oriente Médio, sobretudo, pela desastrosa política internacional do Partido Democrata do presidente Barack Obama. Nesse sentido, podemos afirmar que o objetivo do Estado Islâmico é:
ALTERNATIVAS

Formar um modelo de Estado livre da influência religiosa.


Recuperar os territórios ocupados por Israel na Palestina.


Formar um califado nos mesmos moldes daquele do século VIII.


Estabelecer a paz no Oriente de forma a suprir o vácuo de poder americano.


Renascer o Império Turco Otomano.


Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

O objetivo principal do Estado Islâmico é fundar uma teocracia fundamentalista islâmica, logo, o oposto de um Estado livre de influência religiosa.

Não pretendem exclusivamente recuperar os territórios palestinos invadidos pelos israelenses (este é o objetivo do Hamas, outro grupo da região), mas fundar um novo califado islâmico que emula o Califado do século VIII.

Como não são otomanos (são, em parte, inimigos do governo turco, que consideram secular demais) não pretendem restabelecer o império e a criação de um estado de paz no Oriente Médio é apenas uma consequência da dominação da região, não seu objetivo principal.

Nesta perspectiva podemos dizer que é correta a alternativa C.

Perguntas similares