• Matéria: História
  • Autor: arteju
  • Perguntado 8 anos atrás

1950 foi o ano da inauguração do estádio de futebol Mário Filho, o Maracanã, quando o Brasil foi sede da quarta Copa do Mundo, foi o ano da decepção com a derrota da Seleção diante do Uruguai. 1950 foi o ano da entrada da televisão no Brasil. 1950 foi o ano de eleições, quando Vargas se elege, por voto direto, à Presidência da República. Ano do lançamento, pela Editora Abril, da revista em quadrinhos Pato Donald, de Walt Disney. Neste mesmo ano, os grandes sucessos musicais foram: O general da Banda, de Sátiro e José Alcides, e Nega Maluca, de Fernando Lobo e Evaldo Rui. Elvira Pagã foi eleita rainha do carnaval de 1950.

(ESSUS, Ana Maria M. S. A e GRINBERG, Lúcia. O século faz cinqüenta anos: fotografia e cultura política em 1950. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 14, n. 27, 1994. p. 130.)

Texto II
O cenário político brasileiro em 1950 era de democracia, o que pressupõe a existência de uma oposição, elemento que de fato atuava na época. Getúlio Vargas era eleito presidente e assumiria novamente a cadeira presidencial, mas enfrentaria forte oposição ao seu governo ao longo do seu mandato.
Assinale a alternativa correta:

O texto I discute a relação entre cultura e sociedade e o texto II justifica o primeiro mostrando o cenário político da época.

O texto I enfatiza a cultura brasileira no período e o texto II trata da política do Brasil no mesmo período, mas apresenta erros de análise.

O texto I descreve o ambiente cultural do Brasil em 1950 e o Texto II demonstra o autoritarismo de Vargas.

O texto I afirma o uso político da cultura popular e o texto II evidencia as características mais marcantes da política brasileira no período.

O texto I mostra o ambiente cultural do Brasil em 1950 e o texto II evidencia mudanças políticas sensíveis, como a existência de uma oposição atuante.

Respostas

respondido por: Anônimo
3
O texto I mostra o ambiente cultural do Brasil em 1950 e o texto II evidencia mudanças políticas sensíveis, como a existência de uma oposição atuante.

Perguntas similares