Respostas
Tem dois tipos de acesso:os que são inseridos em tubos especiais chamados de cateteres e os internos, nos quais são construídas as fístulas arteriovenosa.
Os cateteres são utilizados quando os pacientes necessitam da diálise em caráter de urgência sendo assim só quando o paciente chega a um serviço e está com uma alta taxa de ureia e outros elementos que precisam ser retirados do sangue com urgência. Esses cateteres são inseridos, geralmente pelas veias jugulares ou veias subclávias. A veia jugular é sempre a primeira escolha.
Já as fístulas arteriovenosas, são cirurgias de pequeno porte, extremamente delicada, geralmente realizada com anestesia local.
Nesta cirurgia, uma veia superficial é suturada em uma artéria. Com essa ligação, o sangue arterial que tem alta pressão, vai para as veias superficiais e assim, a veia aumenta de tamanho e o volume de sangue que corre por ela também aumenta provendo um fluxo sanguíneo suficiente para que a hemodiálise possa ocorrer.
Normalmente as fístulas, como primeira escolha, são construídas na altura do punho mas também podem ser construídas na altura da prega do cotovelo e em outros locais anatômicos.
TOMARA QUE ESSA EXPLICAÇÃO SEJA SUFICIENTE (E TAMBEM TENHA AJUDADO )
: )