• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lorenagriente
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Império Turco-Otomano, aliado da Alemanha e inimigo dos ingleses, ocupava boa parte do Oriente Médio. Isso colocava em risco o funcionamento do canal de Suez, no Egito, importante ligação marítima usada pelos britânicos para chegar às suas colônias asiáticas. Como várias tribos árabes estavam insatisfeitas em ver suas terras sob o controle turco, os ingleses utilizaram essa revolta para instigar os árabes contra os invasores. T.E. Lawrence foi mandado ao Oriente Médio para fornecer uma pequena ajuda militar às tribos. Transformado em assessor do principal chefe árabe, Hussein ibn Ali, o aventureiro inglês comandou importantes ataques da guerrilha contra os turcos. A imprensa, então, passou a se referir ao aventureiro como Lawrence da Arábia. Ele de fato passou a se vestir como seus aliados e a admirar o povo que lutava ao seu lado. A revolta árabe enfraqueceu decisivamente o Império Turco. Após o fim da guerra, porém, os ingleses e as outras potências europeias vitoriosas dividiram o mapa do Oriente Médio de acordo com seus interesses, ignorando as reivindicações das tribos árabes, apesar das promessas de autonomia que haviam feito a elas. ​Adaptado de:. Acesso em 21 de Ago. 2017. Sobre o excerto acima e levando em conta a atual situação do Oriente Médio, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS

Os países Ocidentais deixaram o Oriente a sua própria sorte, fazendo com que muitos conflitos políticos e religiosos ocorressem.


O fim da Primeira Guerra selou um acordo entre o Oriente e o Ocidente para que houvesse um livre mercado, gerando revolta na população árabe, o que se vê até hoje.


Os povos da arábia sempre foram receptivos com relação aos povos do Ocidente e as revoltas que ocorrem hoje são pontuais e versam sobre a religião.


Muitos dos conflitos que hoje ocorrem no Oriente Médio têm suas raízes no fim do Império Otomano e com o fato dos países Ocidentais patrocinarem ditaduras para manter seu domínio econômico.


O Afeganistão, país da Península Arábica, desenvolveu um política anti-ocidente e acabou gerando inúmeros conflitos que se estendem até hoje.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
0

Muitos dos problemas atuais no Oriente Médio foram influenciados pela intromissão dos ocidentais na política local.

Desejando garantir o controle perpétuo da região e a exploração de seus recursos, os ocidentais apoiaram ditaduras no Oriente Médio que fossem "favoráveis" aos seus propósitos e inimigas do socialismo soviético, de modo que, por exemplo, auxiliaram Saddam Hussein a se estabelecer no Iraque.

Por conta disto houve uma série de conflitos civis na região e um certo grau de animosidade que persiste até os dias atuais.

É correta a alternativa D.

Perguntas similares