O fragmento que segue refere-se ao texto Ética e Tecnologia disponibilizado na Coletânea Ética e Tecnologia (FSCE UniCesumar, módulo 52, 2017, p. 9). Viver simplesmente a vida passou a ter um custo que a simples atividade laborativa (trabalho) não consegue atender. Em toda a história da humanidade, nenhum ditador, nenhum império exerceu um tamanho domínio sobre o homem. Não mais existe a possibilidade de se viver em contato com a natureza sem a pretensão de não se apropriar dela. A ética do desenvolvimento tecnológico se fundamenta numa existência mais longa e mais prazerosa. O prazer, no entanto, jamais é atingido numa atitude passiva. A tecnologia imposta, num sistema de acumulação de riqueza, perde seu significado ético, porque, de modo contraditório, gera um sofrimento infrene. [...] Na esfera do trabalho, o avanço tecnológico melhorou a qualidade de vida na medida em que diminuiu a dor corporal, reduziu a utilização da força física e com isto absorveu maiores contingentes humanos, facilitou o aprendizado, aproximou o homem a distância e reduziu as especulações exotéricas. No entanto, a tecnologia deu ensejo a emoções negativas, excluiu humanos não competitivos, diminuiu a criatividade humana, distanciou os homens na sua proximidade e aumentou o misticismo não religioso [...] Negar a aquisição de tecnologia a uma sociedade, seu domínio e sua implementação, é condená-la a um estado de submissão e de empobrecimento inexorável. [...] Com base no fragmento supracitado, identifique as assertivas que realizam adequadamente sua interpretação: I. A concepção de ética relacionada à tecnologia contrapõe-se à concepção de dominação. II. O texto faz uma crítica à tecnologia por ser excludente e promover a infelicidade. III. A ética tecnológica está para a melhoria da qualidade de vida da humanidade, sendo o contrário disto questionável. É correto o que se afirma em: ALTERNATIVAS II, apenas. III, apenas. II e III, apenas. I e II, apenas. Todas as assertivas.
Respostas
respondido por:
0
Oi,
II, apenas.
O trabalho se tornou uma forma de dominação e exploração do homem que cada vez mais delimita os mais diversos aspectos humanos, como a criatividade e a vida sustentável na natureza, sem explorar os recursos a ponto de quase extingui-los.
O texto busca mostrar como isso se torna cada vez mais um problema tanto para a sociedade quanto para a natureza, fazendo com que haja cada vez mais problemas entre esses elementos, e causando infelicidade na vida de muitas pessoas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás