“Em algum momento, daqui a um, dois anos, uma mulher vai dar à luz na favela de Ajegunle, em Lagos, na Nigéria; um rapaz fugirá da sua aldeia no oeste de Java para as luzes brilhante de Jacarta ou um fazendeiro partirá com a família empobrecida para um dos miseráveis pueblos jovens de Lima. O fato exato não importa e passará totalmente despercebido. Ainda assim, representará um divisor de águas na história humana” ( DAVIS, M. 2006, p.13). Situação assim, é vivenciada no espaço urbano brasileiro pela população de baixa renda. Sobre esse problema urbano, analise as proposições abaixo.
I. A falta de empregos nas grandes e médias cidades brasileiras contribui para o surgimento de mendigos que moram embaixo de viadutos, ocupações irregulares, crianças que perambulam pelas ruas pedindo esmolas em semáforos ou vendem bugigangas em busca da sobrevivência.
II. O processo de urbanização no Brasil veio acompanhado da marginalização dos que habitam áreas sem infraestrutura urbana e, junto a isso, o aumento da violência.
III. Os moradores das favelas resistem a quaisquer tentativas de melhoria habitacional e impedem a instalação de equipamentos urbanos de serviços destinados a melhorem sua qualidade de vida.
IV. A dimensão dos problemas urbanos no Brasil tem a questão habitacional como componente essencial do Estado brasileiro, visando ampliar as desigualdades sociais, erradicação da pobreza e a garantia do direito a cidade.
V. Os programas do governo federal visam atender o equacionamento das necessidades habitacionais em assentamentos precários e de inadequação de domicílios que apresentam carência de infraestrutura, inadequação fundiária, adensamento excessivo, inexistência de banheiros e cobertura inadequada.
É correto, apenas o que se lê em:
Respostas
respondido por:
0
corretas são I II e V
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás