O impacto que as transformações tecnológicas causaram nas formas de organização do trabalho e as consequências que o novo modelo organizacional pode trazer a saúde mental do trabalhador?
Respostas
A atual conjuntura mundial com a revolução técnico científica requer cada vez mais especialização especifica e mais aprimorada da mão de obra, diante dessa realidade o trabalhador vive numa pressão psicológica atemorizante, pois a competição do mercado mundial requer a multifuncionalidade do profissional qualificado. Enfim, diante do exposto todos os que lidam com essa nova eram tecnológicos está a mercê dessa situação, tornando por tanto um ser humano ausente e até mesmo antissocial. Sendo assim ele mesmo se exclui do seu próprio convívio social, tornando, portanto vitima do seu próprio trabalho, se transformando então em uma pessoa deprimida e angustiada, ficando as vezes até mesmo em um isolamento diário voltando para si um constante desequilíbrio psíquico pela repressão de sua própria solidão (mesmo que essa seja sem sua percepção).
Com tudo isso a origem do fenômeno pode ser identificada no período mercantilista, iniciado, aproximadamente, no século, e a globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações, e assim efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata, voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação. Então com tudo isso globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.