• Matéria: Português
  • Autor: RayssaRodrigues111
  • Perguntado 8 anos atrás

texto argumentativo dissertativa sobre PCNs.


renansantos497: Ola você teria um texto de apoio ?
RayssaRodrigues111: Não Renato, tenho apenas uma apostila que fala um breve pedaço,menos do que um parágrafo sobre PCN, não fala muito como funciona, ou de como e utilizado.
RayssaRodrigues111: uma***

Respostas

respondido por: renansantos497
2
Os PCN (e, mais tarde, os PCNEM, PCN+ e OCN) são motivo de muita discussão no meio educacional no Brasil. A discussão é gerada não apenas por ser uma proposta curricular que se insere nas políticas de conhecimento oficial, com base em princípios de mercado, mas também porque, em seus princípios de organização curricular permanece uma orientação que desconsidera o entendimento do currículo como política cultural e reduz seus princípios à inserção social e ao atendimento às demandas do mercado de trabalho 
Considerando-se os primeiros dez anos após a elaboração dos PCN de Língua Portuguesa, quais são os principais avanços no ensino do Português no Brasil? 
  Segundo Domingues, Toschi & Oliveiraa literatura tem demonstrado que geralmente as reformas não decorrem de necessidades nacionais coletivas. Os professores têm sido tomados como recursos nas propostas e não como agentes, mesmo quando supostamente ouvidos no processo de elaboração. Esses fatores levam, muitas vezes, a falta de engajamento dos professores nas novas propostas. Dessa forma, os principais avanços trazidos por esses documentos ao ensino de Português no Brasil, parecem estar na demonstração da relevância dos estudos sobre a produção de sentido em práticas orais e escritas de uso da linguagem em diferentes instâncias sociais, apontando a importância de se abordarem as situações de interação considerando-se as formas pelas quais se dão a produção, a recepção e a circulação de sentidos  Assim, muda-se o foco do ensino da educação linguística que passa a ser o funcionamento da língua em práticas sociais situadas, em gêneros discursivos, como afirma Motta-Roth (2009).
   Os professores em formação também estão recebendo influências significativas em sua forma de percepção da relevância da produção escrita. O trabalho de produção de gêneros discursivos acadêmicos tem acompanhado os alunos desde o início de sua formação, o que não acontecia com professores formados antes da elaboração desses documentos.
   Portanto com os depoimentos supracitados devera se averiguar a questao do PCN - fazendo com que o curriculo das escolas, e palestras de coencietização devarao ser transmitidas , assim termos uma sociedade mais justa para cidadaos 
Perguntas similares