• Matéria: Filosofia
  • Autor: lrugnaovqahp
  • Perguntado 8 anos atrás

Como Platão concebe os ideais de homem virtuoso e de Estado justo? Quais as implicações desses ideais para a concepção platônica de Paideia Justa?

Respostas

respondido por: filippemartins
7
Olá!



Para Platão a ética consiste em dominar a alma concupiscente pela razão,o controle da alma racional frente as esferas inferiores seria, assim, condição para que o homem se tornasse virtuoso e a virtude é um conhecimento de si mesmo.



Na visão filosófica de Platão, o desenvolvimento das virtudes de cada cidadão respeitando suas naturezas inerentes, deveria ocorrer com a finalidade de contemplar as qualidades exigidas para o bom funcionamento do estado justo, segundo ele por intermédio da reforma da cultura e da Educação de seu tempo, tendo em vista a constituição da Paidéia Justa.



Espero ter ajudado, bons estudos!


silcarina: Trata-se de comentar sobre a teoria da alma (psyché), na qual a pedagogia se fundamenta, e o ideal de homem vigoroso a ser almejado por ela, a reforma moral e política de Atenas, que requer uma redefinição de Justiça, e, por fim, os desafios éticos e políticos. Um ponto a se destacar é que a justiça, para Platão, precisa ter o olhar reeducado por meio do Bem, o Bom, o Belo e o Justo. Outro ponto é a ideia de Estado justo, que precisa da reforma da cultura e educação de seu tempo.
Perguntas similares