Queijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiro
O modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está "inserida na cultura do que é ser mineiro”.
(Folha de S. Paulo, 15 maio 2008).
Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
Anexos:
Respostas
respondido por:
196
realmente é a letra C
respondido por:
27
A produção artesanal de panelas está na mesma categoria citada no texto da produção artesanal de queijos. Alternativa C.
Ambos os produtos resultam de técnicas manuais humanas que tratam da matéria-prima até a modelagem do produto final utilizando-se de técnicas artesanais e com pouca ou quase nenhuma interferência de maquinário especializado.
Para o queijo, muitos produtores utilizam-se da ordenha manual das vacas para se obter o leite, que logo após é tratado e curado e em alguns dias é resultado em um queijo tipo frescal.
Para a produção de panelas a matéria-prima é o barro, que também é colhido, tratado, modelado e cozido em fornos artesanais.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/29260894
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás