De acordo com Matias-Pereira (2010), o Brasil se apresenta com características simultâneas de sistema político e de organização. Como sistema político, adotou, no século XX, a democracia e, como organização, o Estado nasceu como organização patrimonial até chegar ao que conhecemos hoje como uma organização gerencial. Nesse contexto, o autor ainda cita a trajetória da Administração Pública, que inicia com a organização do Estado no século XIX, nascendo com uma organização patrimonial, chegando no século XX passa a ser conhecida como organização burocrática, e em seu último estágio, é denominado de organização gerencial. Considerando essa realidade, assinale a alternativa que corresponde ao modelo de administração pública burocrática.
ALTERNATIVAS
Na administração pública burocrática, o aparelho do Estado atua como uma extensão do poder do monarca. Os servidores possuem status de nobreza e os cargos funcionam como recompensas, gerando o nepotismo, contribuindo para a prática da corrupção e do controle do órgão público por parte dos soberanos.
A administração pública burocrática nasceu no século XX e teve como objetivo principal apoiar o Estado e os políticos corruptos e nepotistas.
A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos.
A administração pública burocrática pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
A administração pública burocrática deixou de existir, quando se iniciou a Administração sob o enfoque patrimonialista.
Respostas
Opah, amigo(a)!
Seguem as mesmas considerações para você.
Em resumo, podemos observar que a Administração Pública Burocrática surgiu para substituir e acabar com os privilégios (como cabide de empregos) decorrentes da Administração Pública Patrimonialista. O principal objetivo da Administração Pública Burocrática consiste em:
enfatizar o controle das atividades da Administração Pública. Nesta dinâmica, a hierarquia e o excesso de papelada (para gerar formalidade) são elementos indispensáveis da Administração Pública Burocrática.
Gabarito:
"A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos".
Cuide-se bem!
Resposta:
A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos.
Explicação: