• Matéria: História
  • Autor: Beatrizsantana9615
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o "ostracismo" e dê exemplos de gregos atingidos por essa lei? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: Macedo5225
0
Desterro político, que não importava ignomínia, desonra nem confiscação de bens, a que se condenava, por período de dez anos, o cidadão ateniense que, por sua grande influência nos negócios públicos e por seu distinto merecimento ou serviços, se receava que quisesse atentar contra a liberdade pública.Resumindo ,meio que exclusão de cargo público ou político.

Péricles, considerado o “pai” da democracia ateniense, recebeu muitos votos para ser ostracizado, mas nunca chegou a sofrer efetivamente essa sentença. Para os ostracizados, havia ainda o recurso da anistia, que viabilizava seu retorno à cidade-estado. Foi o que aconteceu com Tucídides, em 404 a.C.

O ostracismo poderia ser aplicado a pessoas suspeitas de corrupção, fosse do espólio público ou da moral. Foram os casos do escultor Fídias e do filósofo Sócrates, respectivamente. Fídias foi acusado de roubar parte do ouro destinado à construção de obras de Atenas. Sócrates, por sua vez, foi acusado de corromper os jovens a quem ensinava seu método filosófico. Mas o filósofo, entretanto, como é sabido, preferiu a sentença de morte por cicuta à saída de Atenas.

Perguntas similares