• Matéria: Direito
  • Autor: rosianeanjo2425
  • Perguntado 8 anos atrás

Caso 1- Paulo, refugiado de guerra, já vive no Brasil acerca de 20 anos, já tem todos os documentos Brasileiros, já constituiu a sua família (com mulher e um casal de filhos) tem emprego fixo, mas não pensa em se naturalizar brasileiro. Quando questionado a esse respeito, ele afirma ser grato ao Brasil, mas que não se sente Brasileiro. Diante do caso de Paulo, é possível identificar uma distinçã o entre o conceito de povo e o conceito de nação?

Respostas

respondido por: filippemartins
3
Olá!


De acordo com o caso citado podemos distinguir a diferença existente entre esses dois conceitos:





Povo:
É a população do Estado, considerada sob o aspecto puramente jurídico, pode ser também compreendido como o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis.



Nação:
É constituída por uma população que partilha a mesma origem, língua, religião e/ou cultura, são pessoas que possuem uma história e identidade comuns. O conceito de nação, portanto, é mais amplo e complexo do que o conceito de povo.


Espero ter ajudado, bons estudos!
respondido por: Danas
0

Como a outra usuária falou, o próprio texto faz a distinção entre os conceitos de povo e nação.

O conceito de povo abrange as pessoas que vivem no território de um determinado estado, são pessoas que estão sujeitas as mesmas condições jurídicas, tanto os direitos como os deveres.

Já o conceito de nação é um pouco menor, e inclui apenas a população de mesma origem, cultura, língua e a vida similar entre si, abrangido uma porção menor de indivíduos, sendo mais complexo que o conceito de povo, sendo assim, nem todo o povo faz parte da nação.

Caso queira estudar mais sobre naturalização, pode acessar esse link: https://brainly.com.br/tarefa/18735611

Anexos:
Perguntas similares