3- No enunciado em destaque no anúncio, além do possessivo seu, há duas ocorrências de um mesmo pronome. Que pronome é esse e como se classifica?
A- Considerando o contexto, a quem ele se refere em cada ocorrência?
B- Por que, no contexto do anúncio, esse pronome tem uma função argumentativa?
4- O texto de letras miúdas que aparece embaixo do anúncio traz importantes informações sobre o assunto. Quais são elas?
A- No primeiro período desse texto, há duas ocorrências de um mesmo pronome relativo. Transcreva-as no seu caderno e diga qual é o referente desse pronome em cada uma das ocorrências.
B- O pronome quem também é utilizado duas vezes nesse texto. A quem ele se refere em cada ocorrência?
Respostas
3. Há repetição do pronome QUEM, classificado como pronome relativo.
a) Na primeira ocorrência se refere ao fumante passivo e na segunda ao leitor ao lado (que estaria à direita).
b) Porque cria-se a ideia de que quem está ao lado de um fumante (público-alvo da campanha) também precisaria ser alertado sobre os malefícios do fumo, pois também é prejudicado por ele.
4. A informação de que o fumante passivo talvez seja o mais prejudicado pelo fumo, pois absorve mais nicotina, mais monóxido de carbono e mais substâncias cancerígenas.
a) Há repetição do pronome relativo QUE, cujo referente é "fumaça".
b) Ao fumante passivo, à pessoa que está ao lado de quem fuma.
Bons estudos!
3. No enunciado podemos observar o uso do pronome "quem", classificado como pronome relativo invariável.
a) O pronome "quem", em sua primeira ocorrência, se refere à pessoa que não fuma e na segunda ocorrência se refere à pessoa que está do lado do fumante.
b) O pronome "quem" possui função argumentativa no anúncio porque visa conscientizar que além do fumante existem outras pessoas que não possuem o hábito de fumar e que acabam sendo prejudicadas pela fumaça inalada passivamente.
4. O texto de letras miúdas informa que o fumante passivo é mais prejudicado que o próprio fumante porque inala a fumaça, que possui mais substâncias cancerígenas e mais monóxido de carbono.
a) O pronome relativo que se repete é o "que" em "O fumante passivo respira a fumaça que sai da ponta do cigarro e que possui mais nicotina (...)". Nas duas ocorrências o pronome se refere à fumaça que sai do cigarro.
b) Se refere à pessoa que não fuma e à pessoa que está ao lado do fumante.
Leia mais sobre interpretação textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/11319063