• Matéria: Ed. Física
  • Autor: marcoantoniooli981
  • Perguntado 8 anos atrás

texto sobre o dia do profissional de educação física? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: Daahzinha
0
O Profissional de Educação Física e sua missão
O profissional da área de Educação Física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além planejar, supervisionar e coordenar programas esportivos e recreativos.


shutterstock_209097163
Com o boom da rede social nos dias atuais, muita gente vem apresentando blogs, instablogs, e demais mídias, dando dicas sobre saúde, exercícios, alimentação e outros assuntos voltados para a qualidade de vida. A meu ver, quanto mais gente influenciando e sendo referência para o bom caminho, melhor! Entretanto, temos que ter cuidado para não confundir a capacidade técnica de cada profissional. Afinal, somente alguém habilitado e com experiência pode realmente indicar o “caminho das pedras” de maneira sensata e sem riscos para sua saúde. Por isso, hoje no blog vou falar sobre o Profissional de Educação Física e vários segmentos em que esta classe atua. Para tanto, consultei alguns especialistas da área que contribuíram para a construção deste post.
O profissional da área de Educação Física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. De uma maneira geral, seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado, desde crianças em idade escolar, pacientes que buscam a recuperação de movimentos, pessoas com deficiência física (PCDs) e idosos que necessitam de cuidados específicos. Além disso, este profissional é fundamental para formar e treinar atletas; ídolos dos esportes.
É importante frisar que o personal (professor de Educação Física) não pode prescrever ou “orientar” dietas, indicar e prescrever suplementos alimentares ou trabalhar com a reabilitação de lesões, a menos que tenha outra graduação como nutrição ou fisioterapia que o habilite.
A definição extensa desta profissão também reflete nas variadas vertentes deste profissional, que está habilitado a atuar na área escolar e não escolar. Dentro das escolas, o profissional é apto para interagir com todos os níveis de ensino, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. A este público, ele oferece planejamento, implantação, implementação e avaliação de programas do componente curricular de Educação Física. É responsável, muitas vezes, por ser a referência esportiva às crianças e jovens, aquele que vai ajudar o aluno a descobrir uma atividade física do seu interesse, capaz de colaborar com a autoestima, socialização, compensação de distúrbios funcionais, integração e relações sociais.
Na área não escolar, o profissional pode atuar nos diversos segmentos da organização social, públicas e particulares, com exceção ao sistema escolar, como por exemplo: técnico em esporte; professor em academias, clubes recreativos e esportivos, associações atléticas, associações classistas desportivas e no desporto comunitário; hospitais; hotéis; programas para terceira idade; programas de educação física adaptada; programas de atividades físicas e de lazer; programas de ginástica laboral em empresas e indústrias, hotéis; organização e arbitragem de torneios esportivos e Personal Trainer. O campo de atuação poderá ainda expandir-se à consultoria e prestação de serviços a órgãos públicos, empreendimentos particulares e aos meios de comunicação de massa, no que se relacionar à educação física.
Perguntas similares