• Matéria: Biologia
  • Autor: yanomanisbarbos
  • Perguntado 8 anos atrás

Um jogador de futebol fraturou a tíbia. Após um longo período de imobilização para a cicatrização óssea e de fisioterapia para a reabilitação motora, as radiografias desse osso mostrarão a presença de um calo ósseo, o qual é uma protuberância de matriz óssea na região fraturada. O calo ósseo:

Respostas

respondido por: biamorais
14
Boa noite.

  O processo de consolidação da fratura óssea é dividido em 5 etapas:

1ª Etapa: é a fase de hematoma, logo após o trauma, em que há um grande sangramento com acúmulo de células no local da fratura. Visualmente, observa-se edema e o paciente tem muita dor.

2ª Etapa: é a fase de inflamação, ou seja,´há um aumento do fluxo sanguíneo local e secreção de mediadores inflamatórios (como prostaglandinas, leucotrienos, cininas, etc), que irão atrair uma grande quantidade de células inflamatórias, como mastócitos, macrófagos e linfócitos. Nessa fase, se observa os sinais flogísticos, como edema, rubor e dor.

3ª Etapa: é a fase de formação do calo ósseo mole, em que há proliferação dos tecidos cartilaginoso e fibrocartilaginoso, que formarão um calo mole que servirá para unir o osso, como preparo para a consolidação definitiva do mesmo.

4ª Etapa: é a fase de formação do calo ósseo duro, em que o tecido formador do calo mole será substituído por um tecido calcificado.

5ª Etapa: é a fase de remodelagem óssea, que ocorre durante toda a vida da pessoa, em que as áreas com menos tecido ósseo terá maior formação óssea, e vice versa.

Assim, observando a sucessão de etapas de cicatrização óssea, podemos concluir que o calo ósseo formado na fase 4 será diminuído de tamanho, devido à ação dos osteoclastos, células responsáveis pela reabsorção de cálcio dos ossos, que atuam na remodelação óssea, fazendo que a região fraturada se igual o máximo possível ao restante do osso.

Espero ter ajudado^^
Perguntas similares