• Matéria: Psicologia
  • Autor: amandapaula728
  • Perguntado 8 anos atrás

Para Freud, os mecanismos de defesa do indivíduo são acionados diante das dificuldades encontradas no mundo real, que são processadas pelo ego do indivíduo, ocorrendo de forma inconsciente, com o objetivo de proteger o aparelho psíquico. Elas podem ser desenvolvidas e apresentadas de diversas formas (CORREIA, 2015). A esse respeito, analise as afirmativas a seguir: ​CORREIA, Maria. Introdução a Psicologia. Maringá: Unicesumar, 2016. I. A projeção é um mecanismo de defesa que o indivíduo localiza algo dele em outra pessoa, e esse algo, ele considera como inaceitável. Isso ocorre no cotidiano ao criticar alguém pelo seu jeito de ser que não percebe possuir a mesma conduta ou característica. Assim como, II. A racionalização é um mecanismo de defesa utilizado de forma inconsciente, em que o indivíduo cria argumentos intelectuais aprovados pela sociedade para justificar um comportamento inadequado. Por exemplo, um atraso no trabalho por ter perdido a hora, mas é justificado com um pneu furado do carro. Acerca dessas afirmativas, assinale a alternativa correta. ALTERNATIVAS A afirmativa I é distinta diante do tema da afirmativa II. A afirmativa I está correta e a afirmativa II está incorreta. A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta. As afirmativas I e II estão incorretas e abordam temas distintos. As afirmativas I e II estão corretas e abordam sobre o mesmo tema. Responder

Respostas

respondido por: nhapetatelie
1

Olá, amigo!

Freud trouxe importantes contribuições para a Psicologia e a psicanálise com seus estudos sobre o comportamento humano.

Para ele, a projeção é um dos mecanismos de defesa psicológicos. As pessoas podem usar as projeções mesmo que sem perceber. Elas fazem assim pois não querem lidar ou pensar sobre determinadas coisas então acabam criando projeções.

A racionalização também é um mecanismo de defesa. Ela funciona como tentativa de suavização dos nossos atos ou escolhas, quando procuramos achar uma razão para tudo.

Assim, ambas as afirmações da questão são corretas, mas não apresentam uma correspondência entre si.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!

Perguntas similares