• Matéria: Português
  • Autor: Jessicatoly177
  • Perguntado 8 anos atrás

NÃO HÁ VAGASO preço do feijãonão cabe no poema. O preçodo arroznão cabe no poema.Não cabem no poema o gásA luz o telefone[...]O funcionário públiconão cabe no poemacom seu salário de fomesua vida fechadaem arquivos.Como não cabe no poemao operárioque esmerila seu dia de açoe carvãonas ofcinas escuras— porque o poema, senhores, está fechado:"não há vagas"Só cabe no poemao homem sem estômagoa mulher de nuvensa fruta sem preço.O poema, senhores, não fede nem cheira.1. O eu lírico faz uma lista elementos que não cabem no poema. Quais são eles?a) Que aspecto da vida das pessoas comuns o eu lírico destaca com essa lista?b) A expressão “nao cabe no poema” pode ser interpretada de duas formas. Quais são elas?c) Essa expressão é repetida diversas vezes. Qual efeito dessa repetição?d) Mesmo aquilo que “nao cabe no poema” acaba aparecendo nos versos. Explique como isto é feito.? me ajudeeem por favor!

Respostas

respondido por: JuarezJr
24
Olá.

1. O preço do feijão e do arroz, o gás, a luz, o telefone, o funcionário público e o operário.

a) É destacado o aspecto cotidiano e básico da vida dessas pessoas, lutando pela sua sobrevivência.

b) A forma literal (real), expressando que esses elementos não têm espaço na poesia ("o poema está fechado"). E a forma figurada (simbólica), expressando que esses elementos não são assunto, tema da poesia, não é oportuno ao poema tratar desses assuntos.

c) A repetição dá ênfase à expressão "não cabe no poema", como se o autor quisesse ressaltar a limitação, a restrição do poema.

d) O autor construiu um poema que fala das coisas que não "cabem" num poema, ou seja, falando daquilo que o poema não aborda (o feijão, o arroz, a luz, o gás, etc). Assim, através dessa metalinguagem, esses temas acabaram aparecendo.


Bons estudos!

CaioSilva245: JuaresJr você pode me ajudar por favor
CaioSilva245: Tenho que entregar meu trabalho amanhã
JuarezJr: Oi. Manda mensagem no privado. ;)
respondido por: MPia22
1

1 - A lista de elementos descrita pelo eu lírico e que não cabem no poema são:

  • Preço do feijão;
  • Preço do arroz;
  • O gás, a luz e o telefone;
  • O funcionário público;
  • O operário.

A - O aspecto de vida destacado com a lista de elementos do poema se refere à luta diária das pessoas por melhores condições de vida e que, muitas vezes, não conseguem colocar alimentos básicos na mesa, devido a alta dos preços.

B - As interpretações que podem ser conferidas à expressão "não cabem no poema" são:

  • Expressando a ideia de que os elementos não podem ser colocados no poema por falta de espaço.
  • Expressando a ideia de que os elementos não devem ser tratados como tema central de um poema, uma vez que não devem ser discutidos ou questionados.

C - A repetição da expressão entrega ao poema uma maior ênfase ao que está sendo mencionado, ou seja, o eu lírico quer reforçar a ideia de que elementos como aumento dos preços e baixa qualidade de vida das pessoas não devem ser temas de um poema.

D - O autor utiliza o recurso da metalinguagem para  tematizar o poema com o próprio poema.

Metalinguagem

A metalinguagem é uma figura de linguagem que utiliza o código para descrever o código, ou seja, ela utiliza um elemento para descrever ele mesmo.

No caso do poema, a metalinguagem se faz presente através do uso do tema do poema para ser sua construção, onde ele acaba sendo escrito exatamente com os elementos que não deve conter nele.

Veja mais exercícios sobre Metalinguagem aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24114102

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares