• Matéria: Português
  • Autor: ariane218
  • Perguntado 8 anos atrás

faça uma carta argumentativa contra o racismo

Respostas

respondido por: TataahMv
53
Não bastasse o racismo no Brasil ser uma prática constante e criminosa, o Superior Tribunal Federal, ao não ver inconstitucionalidade no sistema de cotas raciais implantado nas universidades e concursos públicos, acabou por institucionalizá-lo. Embora seja essa uma maneira de dar oportunidades, ele não passa de mais uma forma oculta de discriminação.

Se o artigo quinto da constituição prega que todos são iguais perante a lei e uma instituição que pondera sobre a lei para tomar decisões valida tal sistema, a mensagem que o Estado transmite é que os negros não são iguais aos demais para a Autoridade. Além disso, a proposta do sistema, em si, inferioriza os negros, ao propor que eles não têm igual capacidade intelectual e de trabalho que os brancos para disputar as mesmas vagas de igual para igual. Tal mensagem, ainda que implícita, é muito nociva para os jovens negros, que têm suas mentes em formação, podendo trazer transtornos no quesito autoafirmação na vida adulta.

É preciso mencionar que o Projeto Genoma, nome dado ao mapeamento do código genético que foi realizado por cientistas do mundo todo há alguns anos, chegou à conclusão que as diferenças genéticas encontradas entre pessoas de diversas “raças” eram mínimas, o que não justificava assumir que exista uma diferenciação. Assim, observar critérios como esse para conceder algum benefício e não meramente o esforço pessoal, pode ser considerado uma forma de segregação.

Para piorar, esse conceito de cotas criou uma comiseração social que se espraiou para o ambiente cultural, fazendo com que muitos programas de televisão passassem a adicionar pessoas negras em seus elencos apenas para parecerem que são adeptas da diversidade, como no caso de programas como Big Brother, que trazem poucos negros por temporada, mas em uma proporção bem menor do que a das cotas. Se a discriminação não fosse uma realidade, por que nunca foi feito de forma inversa, com mais negros e menos brancos

respondido por: yuri14rodrigues
1

Uma carta argumentativa sobre o racismo seria assim: "Olá, caros leitores! Venho por meio desta carta afirmar algo que já é do conhecimento da maioria das pessoas, as existem indivíduos que não aprenderam ainda: o racismo é crime e algo inaceitável dentro da sociedade.

O racismo sendo contra argumentado

Qualquer um tipo de discriminação alheia com base apenas na cor de outros é algo passível de punições, mediantes a lei.

A educação é um dos principais meios de combate ao racismo. Instruir todas as pessoas desde cedo que este ato é abominável e totalmente errôneo é importante para uma evolução do ser humano."

Veja mais sobre o racismo em  brainly.com.br/tarefa/12489026

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares