Respostas
No meu ponto de vista. Ambas parecem ser iguais, pelo que entendi, elas são iguais.
Explicação:
A coagulação consiste no processo de adição de coagulantes (mais comuns: Sulfato de Alumínio e Cloreto Férrico) com o objetivo aglomerar as partículas do sólido em suspensão. A ação dos coagulantes, seguida por um processo de agitação violenta da água, faz com que as partículas de sujeira fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de se agregarem.
A floculação apresenta o objetivo de aumentar as oportunidades de contato entre as impurezas das águas e os flocos que se formam pela reação do coagulante, pois os flocos, bem como outras impurezas ainda dispersas, não têm peso suficiente para se sedimentarem por peso próprio. Nessa etapa, a agitação da água vai diminuindo gradualmente, de forma a possibilitar a formação dos flocos e impedir a destruição (pela agitação intensa da água) e a deposição no fundo (por uma agitação muito lenta). Os flocos formados têm aspecto gelatinoso, que facilita a junção de partículas na superfície do floco original.
Embora sejam classificados, muitas vezes, como se fossem uma única etapa do tratamento de água, são processos distintos.